segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atividade 1.5 – Proposta de Projetos

A proposta de  trabalho com projetos na conjuntura atual da educação  possibilita a integração das áreas do conhecimento impedido a divisão do saber sistematizado . Propõe novos caminhos, adiciona a curiosidade e permite à o docente e discente defrontar-se com novas hipóteses com o  conhecimento contextualizado formado , caminhando assim, gradativamente, para a construção de conceitos reais com sua realidade. A proposta de projeto permite um trabalho amplo e flexível aumentando significativamente o repertório do aluno o que possibilita a construção de novos conhecimentos. Produz  possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Paulo Freire exerceu um papel fundamental para o esclarecimento do processo de alfabetização. Na sua concepção, esse processo é um meio para a conscientização do homem como criador de cultura, para a abertura de horizontes e o abandono de uma posição passiva diante da sociedade a partir do momento em que se apodera da escrita e a utiliza como um meio de expressão e libertação. Já  Symour Papert, contribui para educação quando apresenta suas concepções que diz que devemos    ver as pessoas como construtores ativos de suas próprias estruturas intelectuais, ou do seu conhecimento. Como qualquer construtor elas se apropriam de materiais para sua obra, sendo os mesmos sugeridos pela cultura que os rodeia. Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.

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