segunda-feira, 29 de agosto de 2011

III Etapa do Curso com o tema Elaboração de Projetos - 1.2 Diálogo Teórico

1.2 Diálogo Teórico
Objetivo:Nesta atividade você é convidado a fazer uma síntese mais aprofundada sobre os teóricos estudados no trabalho em grupo. Destaque os aspectos relevantes, em seguida partilhe aqui com seus colegas.
Friedrich Froebel  (1782-1852)  Reformador educacional de primeira grandeza, professor universitário, com experiência em trabalhos práticos, enfatizou a importância da criança, destacando suas atividades estimuladas e dirigidas. A grande contribuição de Froebel à educação reside em seus estudos e aplicações práticas acerca dos Jardins de Infância, dos quais é considerado o iniciador. “A escola, para Froebel, é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essências da verdade, da justiça, da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações causais e outras semelhantes, não as estudando, mas vivendo-as” . Para que tal vivência ocorre, Frobel considera de muita importância o brinquedo, o trabalho manual e o estudo da natureza, enquanto processos espontâneos na criança e, ao mesmo tempo, meios educativos. Partindo dos interesses e tendências inatos na criança para a ação, o jardim de infância deve ajudar os alunos a expressarem-se e a desenvolverem-se, baseando-se na auto-atividade. A aquisição de conhecimentos está em segundo plano, subordinado ao crescimento através da atividade. O gesto, o canto e a linguagem são as formas de expressão de sentimentos e idéias apropriadas à educação infantil.

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