terça-feira, 24 de maio de 2011

Navegando a Deriva( Ativ. 2.2)

Como professor de geografia em determinado período forneço informações sobre a deriva continental, isto é, que a 200 milhões de anos atrás as terras emersas   estariam reunidas em um único super-continente, denominado Pangea,  envolto por um mar universal, a Panthalassa. Posteriormente, essa massa continental fraturou-se em partes menores que se dispersaram em conseqüência de movimentos horizontais. O termo deriva também produz a idéia de sem rumo e perdido, entretanto, no contexto da rede o termo é utilizado de outra forma a parti da reflexão do poema apresentado. Percorrer  o ambiente da rede as vezes não é facil quando não temos o conjunto de conhecimentos necessarios para realizar a viagem. Todavia, munidos dos conhecimentos basicos podemos nos aventurar na deriva das informações  presente na rede.  Nessa viagem a deriva as  realizações  das atividades  e os caminhos navegados são diferentes, inesperados  e às vezes  incoviniete. O desconhecido o inopinado nos causa supresa  nos levando a buscar uma nova trilha para o alcance dos nossos objetivos, mesmo que estejamos na deriva desse oceano de conhecimentos. Foi  assim meu caminho que experimetei a deriva, mares diferentes, pedras, recifes e muitas adversidades e assim encontrei o lado positivo de navegar a deriva que foi a obtenção de nos novos conhecimentos adquiridos, Todavia, não devemos esquecer que precisamos delimitar nossos caminhos em outros contextos
a)     Qual a impressão que a navegação no portal deixou?
 Deixou a melhor impressão possível
 b)     Existem algumas diferenças na navegação? Alguém se perdeu? Qual a sensação?
 As diferenças existem mesmo no acesso a rede... Cada um tem preferência por  acessar uma determinada  ferramenta presente no site. Ex. minha preferência foi espaço de aula, outro já foi conteúdo multimídia etc. O site foi bem elaborado, não existe dificuldade ao acessar o desejado. A sensação causada na manipulação do site é de prazer em entrar no mundo de novos conhecimentos que estávamos a procurar para auxiliar nossa docência.

c)     Ao se perder souberam voltar às páginas iniciais?
 Estabelecer comunicação com  http://portaldoprofessor.mec.gov.br  , para obter informação ou usar certos recursos disponíveis não foi difícil.
  d) A navegação à deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
Sim. As novas indagações originada da navegação a deriva  que levou-me a buscar respostas e encontrar uma base segura para minhas inquietaçoes diante de novos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário