terça-feira, 24 de maio de 2011

WEBQUEST

WebQuest do inglês, demanda da Web, é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March. É voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, engajando os alunos e os professores num uso da Internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento dos professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis. Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Uma WebQuest tem a seguinte estrutura:
          Introdução
          Tarefa
          Processo
          Recursos
          Avaliação
Exemplo:
EMNS – ESCOLA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                   6º ANO              PROFESSOR: JEAN MARCELO DA SILVA
ALUNA(O): .................................................................................. Nº: ..............

Como Elaborar uma Webquest

Webquests são atividades curriculares, por isso, escolha um tema que faça parte do currículo. Pense num assunto para o qual você possa dar uma abordagem interessante e cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas.
A escolha do tema está ligada à disponibilidade de fontes de informação, que são geralmente sites ou páginas na Web (mas não somente). Ao pensar sobre o tema, vá navegando na Web para avaliar se há bons sites e páginas sobre o assunto.
Numa webquest, as fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente.
Para selecionar as fontes de informação ligadas ao tema da sua webquest, recomendamos que você:
  1. Faça uma seleção inicial de sites e páginas.
  2. Reavalie a seleção e fique com os melhores e mais adequados.
  3. Avalie a conveniência de utilizar outro tipo de fonte: livros, revistas, artigos, discos, vídeos etc.
  4. Defina a lista final de recursos online e offline a ser usada pelos alunos na realização da Tarefa.
A Webquest é constituída de sete seções:
1.      Introdução
2.      Tarefa
3.      Processo
4.      Recursos
5.      Avaliação
6.      Conclusão
7.      Créditos


O texto de Introdução de uma webquest deve ser direto, instigante, envolvente, motivante.  Use linguagem clara e compreensível. Lembre-se de que a pessoa estará lendo o texto na tela do computador, por isso, seja breve.
A Tarefa é a alma de uma webquest. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários.
Para delinear a Tarefa, sugerimos que você:
  • Examine Tarefas de boas webquests.
  • Determine uma Tarefa que seja realizável e plausível.
  • Dê asas à imaginação: arrisque algo diferente da sua rotina didática.
  • Troque idéias com seus colegas, peça a opinião deles.
Exemplos de Tarefas:
·        Resolver um problema;
·        Solucionar um mistério;
·        Formular e defender uma opinião;
·        Analisar uma problemática;
·        Colocar em palavras uma descoberta pessoal;
·        Elaborar um resumo;
·        Inventar uma mensagem persuasiva;
·        Redigir um relato jornalístico.
Na seção Processo, você deve explicar passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa e que fontes de informação devem ser usadas em cada etapa.
É freqüente pedir aos alunos que desempenhem papéis, porque isso permite diferentes perspectivas de um mesmo problema. Se a sua webquest é desse tipo, descreva no Processo quais são as características de cada papel e quem vai representar cada um.
Em resumo, siga os passos:
  1. Estabeleça quais fontes de informação deverão ser consultadas e quando.
  2. Descreva e atribua a cada aluno o papel que terá de desempenhar.
Recursos
Numa webquest, as fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente.
Para selecionar as fontes de informação ligadas ao tema de sua webquest, recomenda-se que você:
1.      Faça uma seleção inicial de sites e páginas;
2.      Reavalie a seleção e fique com os melhores e mais adequados;
3.      Avalie a conveniência de utilizar outro tipo de fonte: livros, revistas, artigos, CDs, vídeos, etc;
4.      Defina a lista final de recursos online e offline a ser usada pelos alunos na realização da tarefa.
Avaliação
Na seção avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.
Do mesmo modo que a Introdução, a Conclusão deve ser clara, breve e simples. Entretanto, a Conclusão tem o papel de promover a reflexão sobre o que foi visto e incentivar a continuidade do trabalho.
  1. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdução.
  2. Realce a importância daquilo que os alunos exploraram.
  3. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema.
Créditos
A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.
Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.
Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.
Em resumo, sugerimos que você:
·        Coloque imagens para enriquecer ou esclarecer aspectos da Webquest.
          Conclusão

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