terça-feira, 24 de maio de 2011

Reflexões Iniciais

Vivemos em uma sociedade chamada da aprendizagem, no entanto as pessoas não conseguem aprender aquilo que o mercado exige delas, o que leva um crescente fracasso escolar, sendo preciso investir no conhecimento e na aprendizagem, durante toda a vida. A informatização do conhecimento tornou muito mais acessível o acesso ao conhecimento. Porém exigem-se maiores capacidades ou competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes de informação, cujo principal veículo continua sendo a palavra escrita, embora não seja mais impressa.
         Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos. Daí o desafio de formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, que saibam utilizar estrategicamente a informação que recebem e possam converter essa informação em conhecimento verdadeiro. Infelizmente vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns e como consequência experimentamos uma crescente incerteza intelectual e pessoal. Onde cabe à educação ajudá-los a construir seu próprio conhecimento. O sistema educacional precisa formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem fomentando nos alunos capacidades de gestão do conhecimento, esse é o único meio de ajudá-los a enfrentar as tarefas e os desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento.
         Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Na sociedade da aprendizagem, converter esses sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento requer apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário